SÃO BENEDITO DAS FLORES - O MOURO - RJ

Hagiografia de São Banedicto das Flores - O Mouro

Benedito, nome que significa "abençoado", "bendito", nasceu em um povoado da Sicília (Itália), chamado "San Filadelfo", hoje "San Fratello". Diz-se comumente ter nascido em 1526, mas fala-se também em 1525. Seus pais, Cristóvão Manasseri e Diana Larcan, eram escravos vindos da Etiópia (África), contudo, o filho já nasceu liberto da escravidão. Não aprendeu a ler ou escrever. Seu primeiro trabalho foi pastorear os rebanhos.

Aos 21 anos de idade, já o encontramos como lavrador. Exercendo esta profissão, foi encontrado por Jerônimo Lanza, um eremita, o qual o empolgou pela vida religiosa e o chamou para sua companhia. Passou 15 anos como eremita, no silêncio, na penitência e na prece.

Por um decreto do Papa Pio IV, visando corrigir desvios, os eremitas deveriam ingressar em alguma ordem religiosa aprovada pela Igreja. São Benedito entra no Convento de Santa Maria de Jesus, dos Frades Franciscanos Menores, em Palermo, onde viverá até a morte em 04 de abril de 1589. No convento, exerce as funções de cozinheiro, superior e porteiro. Distinguiu-se entre os irmãos por sua caridade fraterna e humildade.

Muitos fatos extraordinários cercam a vida do santo. Um dos mais conhecidos é o que as suas próprias imagens representam: as esmolas de pão que se tornaram flores. Indo ao encontro dos mais necessitados na portaria do convento e tendo sido já anteriormente advertido pelo superior a não usar para esmolas o pão dos frades, é surpreendido transgredindo essa ordem. Interrogado sobre o que levara escondido no hábito, abre-o, e o pão havia se convertido em flores.

Sua alma contemplativa o levara continuamente à solidão ou à oração diante do sacrário, para o encontro com o Senhor. Fenômenos místicos se sucederam nessas ocasiões, como, por exemplo, receber nos braços o Menino Jesus. Daí ser mostrado em algumas imagens com Jesus Menino nas mãos. Devoções prediletas do santo eram a Eucaristia e Nossa Senhora. Eis a razão pela qual imagens como a da Igreja Matriz de Pedreiras o apresentam com o ostensório nas mãos.

Sepultado inicialmente no cemitério ao lado do convento, seu corpo foi depois colocado na sacristia e finalmente na igreja. Hoje, o corpo incorrupto (não se decompôs) se encontra em uma urna de cristal, abaixo do nicho de Nossa Senhora, mãe que ele tanto amava. 

O Papa Bento XIV o beatificou em 1743 e por Pio VII, em 1807, foi elevado à glória dos altares.


ORAÇÃO DE SÃO BENEDITO

                  Ó eleito do Senhor, glorioso São Benedito, pobre e sem letras, quisestes passar por este mundo, ora guardando os rebanhos, ora lavrando a terra, ora recolhido à solidão do ermo e do convento, sempre um modelo de humildade, de oração e amor. Socorríeis os pobres e indigentes, confirmando Deus, não raras vezes, à vossa admirável santidade, com milagres extraordinários, tanto durante a vossa vida, como depois da morte.
                  Ó querido protetor São Benedito, pelas vossas altas virtudes, alcançai para esta paróquia, que vos tem como padroeiro, a graça da paz e da união em nossas famílias. O dom de muitos cristãos, apostólicos e conscientes da sua missão de leigos no mundo, e o maravilhoso presente de sacerdotes e religiosos filhos de Pedreiras.
                  Inflamai o nosso coração no amor de Deus e do próximo. Sede o nosso guia na vida presente e quando, afinal, soar a nossa última hora, defendei-nos contra o ataque do inimigo e apresentai-nos a Jesus, a quem convosco louvaremos eternamente no céu. Amém.

São Benedito - Rogai por nós.
São Benedito - Ajudai-nos a bem rezar.
São Benedito - Alcançai para esta paróquia, vocações para o sacerdócio e a vida religiosa.

Referência:

COELHO, Beatriz - Devoção e arte: imaginária religiosa em Minas Gerais; Editora USP; 2006; p,71


A imagem ao chegar:

Procedimentos a serem executados:
Limpeza, fixação de policromia, fixação de bloco,
prospecção de repintura.




1a etapa: Limpeza


2a etapa: Fixação de policromia e bloco com substituição de pino.
Remoção criteriosa de repintura, para restauro da policromia original.


Fix Policromia
Bloco com fratura
 
Decapagem criteriosa de repintura

Substituição de pino e ajuste do bloco

Final de fase

3a etapa: Nivelamento e reintegração de policromia 




 



















3 comentários:

  1. Maravilhoso! Gostaria de fazer o curso de restauro em madeira no MAS, em 2017. Há vagas? Grata
    Roseli Santaella Stella

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação!